Diplomata gabonês eleito presidente da Comissão da UA

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- O ministro dos Negócios Estrangeiros do Gabão, Jean Ping, foi eleito sexta-feira em Addis Abeba, a capital etíope, presidente da Comissão da União Africana pela Cimeira dos chefes de Estado e de Governo, soube a PANA de fonte oficial.
O chefe da diplomacia gabonesa substitui no cargo de presidente da Comissão da União o Maliano Alpha Oumar Konaré.
Além de Jean Ping, estavam na corrida o Serraleonês Abdulai Osman Conteh, juíz presidente de Belize, na América do Sul, e a Zambiana Inonce Mbikusita Lewanika, embaixadora do seu país nos Estados Unidos de América.
Ping beneficiava do apoio da quase totalidade dos blocos regionais.
Além da África Central, que apresentou a sua candidatura, mereceu igualmente o apoio dos países da África Ocidental e Oriental.
Até mesmo a África do Norte, que hesitava incialmente, acabou finalmente por aprovar a escolha do diplomata gabonês.
Tendo constado que o seu candidato, Ali Triki, estava excluído por ter apresentado a sua candidatura fora do prazo estipulado, a Líbia acabou também por votar a favor de Ping.
Durante a abertura da Conferência dos chefes de Estado e de Governo em Addis Abeba, o presidente em exercício cessante da UA, John Kufuor, desejou que os poderes do seu sucessor fossem reforçados para poder exercer a sua autoridade sobre a Comissão.

01 Fevereiro 2008 19:28:00




xhtml CSS