Diplomata burkinabe candidata-se a comissária da UA para Assuntos Políticos

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Burkina Faso apresentou oficialmente, terça-feira, à imprensa a candidatura da sua diplomata Minata Samaté Cessouma ao cargo de comissária da Comissão da União Africana (UA) para os Assuntos Políticos.

A candidatura de Cessouma foi apresentada pelo ministro burkinabe dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Burkinabes do Exterior, Alpha Barry.

Ela é apresentada como uma candidatura não só do Burkina Faso mas também da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO),  que a assumiu para a próxima renovação das instâncias da UA, em janeiro de 2017.

Antiga ministra da Cooperação Regional, Minata Samaté Cessouma ocupou também as funções de embaixadora do Burkina Faso em Addis Abeba, na Etiópia, e mais tarde as de diretora do Mecanismo Conjunto ONU/UA para Darfur.

É titular dum Diploma de Estudos Superiores Especializados em Administração Internacional pela Universidade de Paris I - Panthéon- Sorbonne, desde 1996.

A Comissão dos Assuntos Políticos da UA é um departamento da organização continental encarregado da promoção da paz e segurança, democracia, direitos humanos e desenvolvimento.

-0- PANA NDT/TBM/MAR/IZ 31ago2016

31 Agosto 2016 13:25:26




xhtml CSS