Dicussões acesas na reunião do MAEP

Addis-Abeba, Etiópia (PANA) – Os debates foram muito acesos sexta-feira em Addis Abeba durante a reunião de peritos do Mecanismo Africano de Avaliação Paritária (MAEP), relatou um participante à PANA na capital etíope, Addis Abeba.

Segundo a fonte, profundas divergências surgiram entre os participantes sobra a ideia de fundir o MAEP nas instâncias da União Africana (UA).

"O princípio da fusão na UA foi posto em causa por diversos participantes, o que provocou violentos debates. Houve igualmente discussões acesas sobre a proposta feita de confiar ao MAEP o poder de negociar diretamente com a África do Sul um acordo de sede", relatou, sob o anonimato, o participante.

A reunião dos peritos foi organizada nas vésperas da reunião dos chefes de Estado e de Governo dos países membros do MAEP, que vai proceder à nomeação dum sexto membro do Painel das figuras eminentes do MAEP.

Em colaboração com o Secretariado, o Painel elabora relatórios de avaliação nas áreas de democracia, de boa governação política, económica e de empresa, bem como o desenvolvimento sócio-económico nos países africanos que aderem ao MAEP.

Mais de 20 Estados do continente, dos quais a África do Sul, o Burkina Faso e o Ruanda, foram voluntariamente avaliados pelo Painel das figuras eminentes do MAEP.

-0- PANA SEI/TBM/IBA/CJB/TON    29jan2011

29 Janeiro 2011 19:12:56




xhtml CSS