Agência Panafricana de Notícias

Diamante serraleonês de mais de 700 quilates leiloado em Antuérpia, na Bélgica

Bruxelas, Bélgica (PANA) - Um diamante de mais de 700 quilates será leiloado no decurso desta semana em Antuérpia, porto da Bélgica e um maior mercado de diamantes do mundo, anunciou segunda-feira Dries Gossens, perito do Alto Conselho do Diamante neste país.

Comentando a pedra preciosa, descoberta em março último na Serra Leoa, disse que a mesma está coberta de uma fina película que permite ver a sua cor.

Assim sendo, compradores candidatos são convidados a propor os preços em envelopes fechados, cabendo então, uma semana depois, aos peritos do Alto Conselho do Diamante, abrirem os mesmos e venderem a pedra cobiçada a quem mais dinheiro der.

O dono do diamante, um pastor serraleonês, renunciou a vendê-lo em Freetown, a capital da Serra Leoa, pois os preços propostos não ultrapassavam os sete milhões de dólares americanos, muito aquém das suas estimações de pelo menos 50 milhões de dólares americanos.

O Governo serraleonês finalmente autorizou o bem-aventurado dono do diamante a vendê-lo em Antuérpia, mercado cujo volume de negócios é de mais de 50 biliões de dólares americanos por ano.

No quadro da luta contra o tráfico ilegal de diamantes que permitem a grupos rebeldes em África adquirirem armas, foi criado em 2002 o Processo de Kimberley que atribui certificados de origem a todos os diamantes vendidos no mundo inteiro.

O Processo de Kimberly reúne mais de 90 países e organizações no combate ao tráfico ilegal de diamantes no mundo.

-0- PANA AK/JSG/DD 15maio2017