Dez civis mortos em raide americano no sudoeste da Somália

Mogadíscio, Somália (PANA) - Dez civis morreram e vários outros ficaram feridos num ataque aéreo americano contra a localidade de "Berira", no sudoeste da Somália, anunciou sábado o site "La Nouvelle Somalie".

Citando testemunhas e responsáveis da região do sudoeste, o site precisou que um raide americano visou a lodalidade situada a cerca de 60 quilómetros de Mogadíscio, matando 10 agricultores e ferindo outros.

Os corpos dos mortos e os feridos foram evacuados para o hospital de Mogadíscio, acrescentou a mesma fonte, lembrando que a localidade em causa, principal sede do Movimento al-Shabab, foi retomada semana passada pelas Forças Armdas Somalís, em colaboração com as forças da União Africana (UA) e americanas.

O parlamentar somalí Mehdi Salad acusou os Estados Unidos de serem responsáveis pelo ataque que qualificou de "matança cometida contra civis inocentes", antes de apelar ao Presidente somalí e ao seu primeiro-ministro para abrir um inquérito urgente.

O ministro somalí da Informação, Abdrrahamne Mohamed Othman, anunciou que o Governo abriu um inquérito sobre a morte dos 10 civis na região da Baixa Sheebalee, antes da dar contar, num tweet contraditório, da morte de 10 membros dos al-Shabab durante uma operação das Forças Armadas somalís em colaboração com países amigos.

-0- PANA AD/IN/IS/SOC/MAR/IZ 27ago2017

27 Agosto 2017 14:32:29




xhtml CSS