Agência Panafricana de Notícias

Detido líder de movimento responsável por ataque contra instalações petrolíferas na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – O Exército nigeriano anunciou no fim de semana ter capturado o líder do grupo de ativistas considerado como o instigador dos ataques recentes contra instalações petrolíferas na província do Delta do Níger.

O porta-voz da Força Operacional Conjunta desdobrada para proteger o pessoal e as instalações petrolíferas na localidade, tenente-coronel Onyeama Nwachukwu, declarou que Seiyefa Gbereke, alcunhado como General Cairo, foi detido quinta-feira em Yenagoa, capital do Estado de Bayelsa, rico em petróleo.

Ele afirmou que o líder de 25 anos, pertencente ao Movimento de Sobrevivência dos Jovens Desarmados do Delta do Níger, composto de oito membros, afirmou ter orquestrado o ataque contra as instalações das petrolíferas AGIP e Shell nos Estados do Delta e de Bayelsa.

O porta-voz da força conjunta afirmou que Gbereke e o seu grupo teriam sabotado as instalações petrolíferas, por não terem sido incluídos no programa de amnistia do Governo Federal, mesmo depois de eles entregarem as suas armas.

O programa de amnistia do Governo convenceu vários rebeldes a entregar as suas armas e a renunciar à violência, provocando uma redução das atividades de insurreição na região.

No entanto, o maior grupo rebelde da região, o Movimento para a Emancipação do Delta do Níger (MEND), não integrou o programa de amnistia, com a intenção de lançar um novo ciclo de violência na localidade.

-0- PANA SEG/AKA/SSB/FK/IZ 2julho 2012