Detenção de Laurent Gbagbo faz manchete na imprensa beninense

Cotonou, Benin (PANA) – Os diários divulgados esta terça-feira no Benin comentaram largamente a detenção, segunda-feira à tarde em Abidjan, do Presidente cessante ivoiriense, Laurent Gbagbo, pelas forças próximas de Alassane Ouattara, reconhecido pela comunidade internacional como o Presidente eleito.

Sob o título "Gbagbo : A Queda!", o diário « Fraternité » publica uma série de artigos que retratam o filme da operação que permitiu deter o ex-Presidente ivoiriense, que, há uma semana, se tinha entrincheirado na cave da sua residência de Cocody.

"Triste Fim para Gbagbo e Companhia! »,  destaca por sua vez o diário público «  La Nation ».

« Ele reinou na Côte d'Ivoire durante 10 anos. Embora o povo lhe tivesse exibido um cartão vermelho através das urnas, o felino político não abdicou. Ele agarrou-se ao poder e, se não tivessem sido as intervenções das forças especiais francesas e da Operação das Nações Unidas da  Côte d'Ivoire (ONUCI), bem como a firme determinação das forças republicanas, ele teria permanecido muito tempo ainda, a um preço de centenas de mortos e de casos de violações sexuais », comenta este jornal.

Numa crónica intitulada « Gbagbo, o homem de Gagnoa! », o «La Presse du Jour » afirma que « Laurent Gbagbo é um homem, no sentido africano do termo ».

Com efeito, para sete jornal, « ele  soube resistir à comunidade internacional e impor o seu nome na história da resistência contra França ».

La Presse critica, por outro lado, o « mau papel de França em África », escrevendo que o que aconteceu na Côte d'Ivoire interpela  por mais de um motivo os líderes africanos.  "É mais oportuno do que nunca que eles reexaminem as relações entre França e África. A antiga potência colonial reforça cada vez mais  a sua hegemonia em África, particularmente nas suas antigas colónias », escreve este diário.

"É necessário que os líderes do continente assumam a sua responsabilidade para dar um sentido à ascensão dos seus países à independência", sugere este jornal que previne que "França quer reconquistar a todo o custo as suas antigas colónias".

-0- PANA IT/JSG/IBA/FK/IZ 12abril2011



12 avril 2011 14:21:11


xhtml CSS