Descobertas de crustáceos endémicos nas Ilhas Maurícias

Port-Louis- Maurice (PANA) -- Pesquisadores da Associação da Reunião para o desenvolvimento da aquacultura (ARDA) descobriram esta semana, nas Ilhas Maurícias, três espécies de crustáceos endémicos quando faziam um estudo dos rios da Ilha, soube-se sábado junto dos responsáveis da Central water autohority (CWA) que participam também nestas pesquisas.
Segundo Pierre Bose, um animador da ARDA, o objectivo principal deste estudo é estabelecer a lista de espécies de peixes e crustáceos que vivem nos rios da Ilhas Maurícias, um trabalho já feito em La Réunion, há alguns anos.
Bose indicou que este estudo foi levado a cabo em três etapas.
Na primeira, os peixes receberam um pequeno choque eléctrico com uma cana de pesca adaptada, o que permite capturá-los com mais facilidade.
Um outro pesquisador faz o levantamento das características do habitat da espécie repescada.
Na terceira etapa, os pesquisadores indentificam os crustáceos antes de nomeá-los.
Por sua vez, Anand Kumar Gopaul, cientista maurício, que participa neste estudo, disse que 27 espécies endémicas foram colhidas nos rios da ilha, entre as quais três espécies de crustáceos endémicos e outras variedades de peixe "que estão em perigo nos rios cada vez mais poluidos".
"Encontramos espécies de crustáceos únicos na Ilha.
Vamos levar a cabo outros estudos aprofundados no sentido de os proteger e os espalhar", assegurou Este estudo será também feito noutras ilhas do Oceano índico.

23 Novembro 2002 16:20:00


xhtml CSS