Deputado senegalês Moustapha Cissé Lô eleito presidente do Parlamento da CEDEAO

Dakar, Senegal (PANA) – Um deputado senegalês, Moustapha Cissé Lô, foi eleito no fim de semana em Abuja, na Nigéria, presidente do Parlamento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para um mandato de quatro anos, anuncia um comunicado oficial públicado sábado em Dakar.

Ele foi eleito ao mesmo tempo que quatro vice-presidentes da instituição, nomeadamente  um Nigeriano, Yusuf Sulaimon Lasun (primeiro vice-presidente),  uma Ivoiriense, Aminata Kamara Toungara (segunda vice-presidente), um Liberiano, Jefferson Kanmoh (terceiro vice-presidente) e um Cabo-verdiano, Orlando Pereira Dias (quarto vice-presidente).

Lô, que substitui neste posto um Nigeriano, Ike Ekeweremadu, comprometeu-se a estar « disponível, lúcido, humilde, perspicaz e ambicioso » para atingir os objetivos do Parlamento.

Prometeu igualmente fazer com que a instituição consiga « ultrapassar o seu estatuto de simples instituição consultiva para se tornar num Parlamento que legisle e controle ».

O Parlamento da CEDEAO integra 115 deputados repartidos entre os 15 países-membros da organização que possuem cada pelo menos cinco assentos, indica o comunicado.

Os assentos são repartidos em função do peso demográfico dos países, o que faz com que a Nigéria possua mais deputados (35), seguida do Gana (oito), da Côte d’Ivoire (sete) e do Senegal (seis).

-0- PANA AAS/AAS/FK/DD 7fev2016.

07 Fevereiro 2016 13:15:06




xhtml CSS