Agência Panafricana de Notícias

Demissão de primeiro-ministro burkinabe

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O primeiro-ministro burkinabe, Luc Adolphe Tiao, apresentou, quinta-feira à noite em Ouagadougou, a sua demissão e a do seu Governo ao Presidente Blaise Compaoré, indica um comunicado de imprensa.

Em conformidade com as disposições do Código Eleitoral, a nova Assembleia Nacional reúne-se 7 dias após a proclamação dos resultados definitivos das eleições, visto que os novos deputados eleitos da 5ª República são convocados sexta-feira.

Esta demissão é motivada pela instalação dos novos deputados eleitos no termo das eleições de 2 de dezembro último para a sua primeira sessão com vista à validação dos mandatos.

Nesta óptica, o primeiro-ministro manifestou os seus "vivos agradecimentos" ao Presidente do Burkina Faso pela confiança depositada na sua pessoa ao lhe confiar este posto de responsabilidade.

Luc Adolphe Tiao foi nomeado em avril de 2011 para assistir o Burkina Faso, assolado por motins sucessivos com vista a restaurar a calma para uma retomada da economia e do trabalho.

-0- PANA IS/TBM/SOC/CJB/TON 28dez2012