Delegação oficial americana esperada em Libreville

Libreville- Gabão (PANA) -- O sub-secretário de Estado norte- americano para o ambiente, Jeffrey M.
Burnam, é esperado segunda- feira em Libreville (Gabão), no quadro de uma visita relativa ao acompanhamento da parceria da floresta da bacia do rio Congo, soube a PANA de fonte diplomática.
Durante a sua estada no Gabão, Burnam e uma delegação de nove oficiais dos departamentos de Estado, do Interior e da Agricultura visitarão os espaços protegidos das florestas tropicais gabonesas e manterão encontros com oficiais e responsáveis de ONG especializadas na protecção do ambiente.
Esta visita surge após a reunião internacional de acompanhamento da parceria sobre a floresta da bacia do rio Congo, realizada em Paris (França) de 21 a 23 de Janeiro último, recorde-se.
Um acordo de parceria tinha sido assinado em Setembro último na África do Sul, à margem da cimeira sobre o desenvolvimento sustentável entre os Estados Unidos, França, Japão, África do Sul e vários financiadores de fundos para a protecção das florestas da bacia do rio Congo, dotadas de ecosistemas únicos.
Os seis países da sub-região envolvidos nesta parceria são os Camarões, Congo Brazzaville, Gabão, Guiné Equatorial, R.
Centroafricana e RD Congo.
O governo americano anunciou, através do seu secretário de Estado, Colin Powell, durante a sua última visita no Gabão, um donativo de 53 milhões de Dólares até 2005 para apoiar esta parceria.
Segundo peritos, a conservação e a gestão duradoura destas florestas tropicais gerarão um mercado de empregos, favorecendo ao mesmo tempo o desenvolvimento do ecoturismo e, consequentemente, o desenvolvimento económico dos países em causa.

10 Fevereiro 2003 17:19:00


xhtml CSS