Delegação líbia no Rwanda para participar na cimeira da UA

Kigali, Rwanda (PANA) – O Vice-Presidente do Conselho Presidencial do Governo de União Nacional, Moussa al-Koni, chefia a delegação líbia chegada sábado à capital rwandesa, Kigali, para participar e representar a Líbia na cimeira da União Africana (UA) aberta este domingo até segunda-feira.

O Vice-Presidente do Conselho Presidencial foi acolhido à sua chegada pelo ministro rwandês da Justiça,  pelo ministro líbio dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Tahar Siala,  e pelo diretor dos Assuntos Africanos do Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Ahmed al-Makhour.

Uma reunião consultiva comum agrupou os líderes africanos para abordar, de forma informal,  os pormenores apresentados oficialmente para discussão nas reuniões da cimeira de dois dias.

O Vice-Presidente do Conselho Presidencial representa a Presidência líbia nesta cimeira.

Os líderes do continente africano discutem com urgência, durante esta cimeira a ser organizada sob  o lema « 2016 : Ano Africano dos Direitos Humanos, com particular destaque para os Direitos da Mulher», a situação explosiva na Líbia e no Sudão do Sul, bem como os conflitos em outras zonas de África.

A situação na Líbia passou a ser de interesse prioritário para os líderes africanos que avaliam a sua vertente humanitária e do conflito armado, além da parte política e do apoio da UA aos esforços de paz neste país.

Os  trabalhos preparatórios da cimeira da UA iniciaram-se quarta-feira última na capital rwandesa.

-0- PANA BY/BEH/FK/IZ  17julho2016

17 Julho 2016 20:46:50




xhtml CSS