Delegação do Senado francês em visita a Cabo Verde

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O presidente do Parlamento cabo- verdiano, Aristides Lima, recebeu quinta-feira uma delegação do Senado francês do Grupo de Amizade França/África Ocidental, chefiada pelo seu presidente, Jacques Legendre, soube-se de fonte seura na cidade da Praia.
Em declarações à imprensa depois da reunião de trabalho realizada no palácio da Assembleia Nacional na Praia, Aristides Lima anunciou que a perspectiva da entrada de Cabo Verde para o Parlamento da Francofonia foi um dos temas do debate entre as duas delegações.
O chefe da Casa parlamentar, que na altura enalteceu o nível de amizade existente entre os dois parlamentos e países, disse aos jornalistas que a missão do Senado francês propôs algumas iniciativas com vista ao reforço da cooperação nesse domínio entre Cabo Verde e a França.
Aristides Lima considera que a entrada para o Parlamento da Francofonia vai permitir aos parlamentares cabo-verdianos não só a troca de experiências sobre a organização e funcionamento desse fórum mas também sobre os grandes desafios que se colocam à África no domínio do desenvolvimento, da gestão dos conflitos, da democracia e da integração económica.
Por sua vez, o senador Jacques Legendre teceu rasgados elogios ao funcionamento da democracia em Cabo Verde que ele considera como um sistema perfeitamente consolidado.
O parlamentar francês enalteceu também o grau crescente de cooperação entre os parlamentos dos dois países e anunciou que doravante uma delegação francesa vai visitar anualmente Cabo Verde no quadro do fortalecimento dos laços já existentes.
A delegação do Senado francês, que iniciou quinta-feira os seus trabalhos e cuja visita termina sábado, manteve ainda encontros com algumas instituições e organismos de Cabo Verde, nomeadamente o Grupo de Amizade França/Cabo Verde e deputados cabo-verdianos.

10 Janeiro 2003 10:57:00




xhtml CSS