Delegação da UA visita centros de detenção de migrantes na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – Uma delegação de alto nível da União Africana (UA) chegou na madrugada de domingo à capital líbia, Tripoli, para visitar e inspecionar os centros de detenção de migrantes no país, anunciou o Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros.

A delegação é integrada por peritos do Comité Intergovernamental dos Serviços de Segurança Africanos (CISSA).

Durante seis dias, ela manterá reuniões com os responsáveis líbios e visitará a maioria dos centros de migrantes para se inteirar das condições do seu alojamento, precisou o diretor do Gabinete de Informação do Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros, Ahmed al-Arbad.

O responsável acrescentou que a delegação discutirá com os responsáveis dos órgãos da luta contra a imigração ilegal sobre como limitar ou cessar o fluxo de migrantes clandestinos no continente.

Essas discussões permitirão igualmente abordar a luta contra o terrorismo, a criminalidade organizada e transfronteiriça, precisou a mesma fonte.

A União Africana comprometeu-se, após a cimeira União Europeia/União Africana de novembro passado, em Abidjan, na Côte d’Ivoire, a repatriar os migrantes africanos bloqueados na Líbia cujo número é estimado em 400 mil a 700 mil neste país da África do Norte.

Este compromisso foi assumido na sequência da difusão pela cadeia televisiva norte-americana CNN duma reportagem sobre a existência de alegados mercados de venda de migrantes em hasta pública, enquanto escravos, o que foi vivamente desmentido pelas autoridades líbias que diligenciaram um inquérito para esclarecer este fenómeno.

O Comité Intergovernamental dos Serviços de Segurança Africanos representa uma estrutura que agrupa os responsáveis da Inteligência de 50 Estados-membros da UA.

Criado a 26 de agosto de 2004, em Abuja (Nigéria), o CISSA representa um mecanismo de troca de informações  e análises que tem por vocação assistir a UA perante os desafios de segurança que o continente enfrenta, lembre-se.

-0- PANA BY/BEH/FK/IZ 15jan2018

15 Janeiro 2018 07:12:18




xhtml CSS