Delegação centroafricana em Brazzaville para preparar Fórum de Bangui

Brazzaville, Congo (PANA) - Uma delegação oficial centroafricana  está no Congo para ausculturar os Centroafricanos refugiados neste país, no quadro dos preparativos do Fórum de Bangui previsto para fevereiro próximo, anunciou esta quinta-feira a rádio pública congolesa.

Esta missão liderada pela ministra das Águas e Florestas, Caça e Pesca, Charlotte Isabelle Gaudeuille, enquadra-se nas consultas na base, como uma das três etapas decididas durante o Fórum de Brazzaville de julho último, sendo as duas outras a cessação das hostilidades para permitir a livre circulação de pessoas e bens em todo o território e o Fórum de Bangui cujo objetivo é nomeadamente preparar o processo eleitoral que deve pôr termo à transição.

Segundo Gaudeuille, as mesmas consultas devem efetuar-se em todo o território centroafricano e nos países limítrofes, como a República Democrática do Congo, os Camarões e o Tchad.

O Congo-Brazzaville, cujo chefe de Estado, Denis Sassou Nguesso, é o medianeiro e garante a presidência do Grupo Internacional de Contacto sobre a crise centroafricana, acolhe o maior número de refugiados centroafricanos.

Por isso, a ministra centroafricana agradeceu às autoridades congolesas pelo acolhimento reservado aos seus compatriotas no Congo.

-0- PANA MB/JSG/MAR/IZ 29jan2015

29 Janeiro 2015 16:19:59




xhtml CSS