Danos avultados em incêndio no mercado de Dantokpa no Benin

Cotonou, Benin (PANA) – O incêndio ocorrido na madrugada de segunda-feira no Mercado Internacional Dantokpa de Cotonou, o maior do Benin, fez danos avaliados em mais de 200 milhões de francos CFA, ou seja 377 mil 396 dólares americanos, indica um comunicado do Conselho de Ministros publicado esta quinta-feira.

O  sinistro afetou nomeadamente o pavilhão de produtos alimentares que, segundo 75 indivíduos, proprietários destes bens, se estimam em 200 milhões de francos CFA, balanço considerado provisório pelo Governo que se disse regozijado que não fosse registada nenhuma perda de vida humana.

Continuam desconhecidas as causas do acidente, mas a direção geral da Sociedade de Gestão dos Mercados Autónomas (SOGEMA) evoca um acidente elétrico ocorrido no pavilhão de vendedoras de alimentos no mercado.

A zona do foco do incêndio não está arejada nem tem saneamento mas tem hangares de armazenamento de cereais feitos com materiais precários, de acordo com o comunicado.

As passagens no seio do mercado são tão estreitas que foi difícil para agentes de socorro intervirem de imediato no local.

O incidente só veio dar razão ao Governo que prevê submeter os mercados às normas e moldes exigidos.

Também corrobora a visão governamental de deslocalizar o mercado Dantokpa e construir novos mercados, nomeadamente um maior em Abomey-Calavi", em conformidade com as normas em vigor no país.

O último incidente similar, mas de grande envergadura, remonta ao ano de 2015 no Benin, refere-se.

-0- PANA IT/JSG/IBA/DD 19abril2018

19 april 2018 14:18:18




xhtml CSS