Dança Ndombolo criticada na RD Congo

Kinshasa- RD Congo (PANA) -- Várias vozes ergueram-se nos círculos culturais de Kinshasa para denunciarem a dança "Ndombolo, qualificada de "obscena e próxima de 'Mampuka' ivoiriense" que muitas televisões africanas hesitam em apresentar ao público.
Estando a ocupar grande parte dos programas de divertimento em todas as cadeias de televisão de Kinshasa, esta dança incita raparigas da capital da RD Congo a imitarem as dançarinas, pela maneira espectacular de vestir e pela paixão pela saliência das partes redondas do corpo.
"São efectivamente as calças muito collantes das dançarinas que dão a impressão de obscenidade.
O Ndombolo é uma expressão corporal e cultural que está na moda na província de Bandundu (centro), explicou Stéphane Kwimi, um docente.
Acrescentou porém que a diferença consiste no uso de panos, em vez de collants, pelas dançarinas tradicionais desta província quando dançam sem serem objecto de nenhuma crítica.
Em Kinshasa, roupas collantes é que estão na moda e o Ndombolo, que tem uma origem folclórica, ressalta particularmente os movimentos de ancas que se transformam numa espécie de exibicionismo um pouco indecente, escandalizando pais, em particular mães de famílias.

01 Fevereiro 2004 15:00:00


xhtml CSS