Dana Air retoma voos na Nigéria após levantamento de suspensão

Lagos, Nigéria (PANA) – A direção da companhia aérea Dana Air retomará proximamente os seus voos após o levantamento pelo Governo nigeriano da suspensão da sua licença de exploração, anunciou esta quinta-feira a própria instituição.

O Governo  nigeriano anunciou quarta-feira o levantamento da suspensão num comunicado em que explicando que esta medida traduz a sua satisfação pela viabilidade dos aviões da companhia no termo dum controlo técnico, operacional e financeiro rigoroso.

"Face a esta situação, a Dana Airline está em condições de retomar as suas operações aéreas comerciais. No entanto, o Governo continuará a reforçar as suas funções de controlo para que todas as companhias aéreas em atividade no país, incluindo a Dana, adiram estritamente aos procedimentos de segurança, tais como requeridos pela Lei sobre a Aviação Civil, bem como a todas as disposições regulamentares internacionais que garantem e preconizam uma segurança aérea duradoura”, indica o texto.

A Autoridade Nigeriana da Aviação Civil (NCAA) anunciou a suspensão da licença de exploração de Dana Air na sequência do despenhamento aéreo, alegando que esta medida visava garantir a boa realização das investigações em torno do acidente, a pior catástrofe aérea da história do país em duas décadas.

De facto, a Dana Air viu a sua licença de exploração suspensa na sequência do despenhamento, a 3 de junho último, de um dos seus aviões que fez pelo menos 159 vítimas, indica-se.

O avião Dana MD-83 era a três minutos de aterragem no aeroporto internacional Murtala Mohammed de Lagos, a capital económica, após uma hora de voo proveniente de Abuja, quando ele se despenhou num bairro muito povoado, pouco depois de ter dado o alerta.

Um relatório preliminar do acidente apresentado pelo Escritório de Investigação dos Acidentes (AIB) concluiu que a catástrofe se deveu "a uma perda total de potência dos dois motores quando se aproximava do aeroporto ".

-0- PANA SEG/NFB/JSG/FK/DD 06set2012

06 Setembro 2012 15:22:01




xhtml CSS