Dakar vai albergar reunião sobre género na UA e na NEPAD

Dakar- Senegal (PANA) -- Uma reunião sobre a estratégia de integração das mulheres nas estruturas da União Africana (UA) e na Nova Parceria para o Desenvolvimento da África (NEPAD) realizar-se-á de 24 a 26 de Abril em Dakar, indica um comunicado de imprensa da organização internacional "Mulheres África Solidariedade" (FAS) entregue sexta- feira à PANA.
O encontro inscreve-se no quadro do acompanhamento da consulta sobre a integração da perspectiva género e a participação efectiva da mulher na União africana, organizada pelas FAS e pelo Comité das Mulheres Africanas para Paz e o Desenvolvimento (CFAPD) em Durban (África do Sul), de 28 a 30 de Junho de 2002, alguns dias antes de se ter realizado a Cimeira da UA.
"Durante a cimeira, o presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, havia apresentado as recomendações saídas da consulta aos chefes de Estado que adoptaram, sem objecção, a paridade do género no seio de todos os órgãos da UA", recorda o comunicado.
"Esta reunião permitirá aos participantes adoptarem estratégias concretas para a efectivação de um programa comun, com vista a uma melhor coordenação da integração da perspectiva género na UA", segundo ainda a mesma fonte.
Cerca de 50 participantes, dos quais os representantes das organizações da sociedade civil africana, UA e agências onusinas, participarão deste encontro, cujas decisões e recomendações serão apresentadas na próxima cimeira da UA prevista para Julho próximo em Maputo, a capital moçambicana.
As FAS lutam pelo reforço das capacidades da mulher africana em assumir o um papel dirigente na edificação da paz e na resolução dos conflitos, lê-se no mesmo documento.
Esta organização intervém essencialmente nas zonas da África dilaceradas por conflitos, como as regiões do rio "Mano River" que envolve a Libéria, Serra Leoa e Guiné, e as regiões dos Grandes Lagos, a que pertencem a RD Congo, Uganda, Ruanda e Burundi, entre outros.

18 Abril 2003 12:25:00




xhtml CSS