Dakar acolhe XV Cimeira da Francofonia

Dakar, Senegal (PANA) – A XV Cimeira da Organização Internacional da Francofonia (OIF) realiza-se sábado e domingo em Dakar, a capital do Senegal, com a participação de cerca de 40 chefes de Estado e de Governo e será marcada pela eleição de um novo secretário-geral para suceder ao antigo Presidente do Senegal, Abdou Diouf, que assume o posto desde 2002.

Os cinco candidatos já declarados são a Canadiana Michaelle Jean, o Maurício Jean-Claude de l’estrac, o antigo Presidente do Burundi, Pierre Buyoya, o escritor e diplomata congolês Henri Lopes e Augustin Nze Nfumu, da Guiné Equatorial.

A Cimeira da OIF foi precedida por vários encontros preparatórios, dos quais a reunião do Conselho Permanente da Francofonia (CPF) e a Conferência Ministerial, que decorreu quarta e quinta-feiras, para determinar a agenda da cimeira que será submetida à aprovação dos chefes de Estado e de Governo.

Os ministros debateram, entre outros, o quadro estratégico relativo às grandes orientações da Francofonia para os próximos oito anos, o balanço dos compromissos assumidos durante a última Cimeira da OIF que teve lugar em Kinshasa, na RD Congo, bem como a declaração final e as resoluções do encontro de Dakar.

-0- PANA AAS/JSG/CJB/TON 28nov2014

28 نوفمبر 2014 15:13:00




xhtml CSS