Agência Panafricana de Notícias

Crise financeira nas universidades em discussão no Parlamento na África do Sul

Cidade de Cabo, África do Sul (PANA) - A crise de financiamento das universidades que desencadeou uma série de manifestações espetaculares na África Sul, na semana passada, será debatida no Parlamento, esta semana.

O Presidente Jacob Zuma cedeu, sexta-feira, à pressão dos estudantes que ameaçaram romper as barreiras da sede do Governo em Pretória e confirmou que não haverá aumento das propinas universitárias, no próximo ano.

Depois desta conquista, os líderes estudantis pressionam agora para uma educação gratuita nalgumas escolas, enquanto várias universidades continuam encerradas nas vésperas dos exames finais.

A oposição oficial da Aliança Democrática indicou que vai submeter propostas à Comissão Permanente das Apropriações no Parlamento para modificar o orçamento nacional com o objetivo de financiar o défice.

Quarta-feira, o ministro do Ensino Superior, Blade Nzimande, deve informar a Comissão da Educação e Formação Superior da Assembleia Nacional sobre os planos para fazer face às manifestações de estudantes que escaparam a qualquer controlo, semana passada, e obrigaram a Polícia a usar granadas e canhões de água para dispersar os manifestantes.

-0- PANA CU/MA/MTA/IS/MAR/IZ 28out2015