Crise de Darfur é um "conflito tribal", segundo embaixador

Rabat- Marrocos (PANA) -- A crise de Darfur "reveste o carácter de um conflito tribal tradicional", afirmou o embaixador do Sudão no Marrocos, Ahmed Mekki Ahmed Yahya, denunciando "uma campanha dirigida do exterior para dar uma dimensão política" à crise.
Durante uma conferência de imprensa em Rabat, o diplomata sudanês desmentiu a existência de uma "expulsão étnica", alegando que "todas as tribos de origem africana são muçulmanas" e que, por conseguinte, o governo "não pode proceder a esta expulsão contra os seus próprios partidários".
De acordo com ele, o que acontece no oeste do país decorre de um "conflito histórico", entre tribos que vivem da agricultura e outros da pecuária.
"Neste período de abertura democrática, explicou, algumas formações políticas procuraram assegurar a adesão de certas tribos apoiando-as contra as outras, o que teve como efeito exarcerbar a fractura tribal".
As operações armadas foram favorecidas pela proliferação do tráfico de armas, nomeadamente após o fim da guerra no Tchad, na fronteira com o Sudão, explicou Yahya, revelando que a campanha levada a cabo contra o Sudão "contribuiu para a agravação política da crise".
A esse respeito, acrescentou que o governo de Cartum "reconheceu a existência de uma crise humanitária em Darfur e sublinhou a necessidade de uma repartição equitativa de recursos.
A região de Darfur, no noroeste do Sudão, é assolada desde Fevereiro de 2003, por um conflito económico-político que provocou a morte de vários milhares de pessoas e um êxodo maciço de refugiados no Tchad.
Darfur tira o seu nome da etnia Four, povo de camponeses negros do maciço de Djebel Marra, no centro do país.
Este grupo dominava um reino durante muito tempo independente, incorporado no Sudão em 1916.
A província está dividida em três Estados - Darfur Norte, Sul e Oeste.
A metade norte é subsariana, percorrida por nómadas cameleiros.
A centro e a sul, fora das zonas montanhosas mais húmidas, são habitadas por tribos pastorais e populações que vivem conflitos regulares, particularmente quando as chuvas se fazem raras.
Darfur conta com várias tribos.
Todas são muçulmanos, mas o árabe é língua materna de apenas uma minoria.

13 Julho 2004 14:57:00




xhtml CSS