Crimes de guerra cometidos na República Centroafricana, segundo ONU

Túnis, Tunísia (PANA) - Os inquiridores das Nações Unidas afirmaram que crimes de guerra estão a ser cometidos na República Centroafricana (RCA), e apelaram para a criação dum Tribunal Internacional composto por juízes internacionais para inquéritos neutros que permitam processar os autores de crimes neste país destruído pela guerra.

Em conferência de imprensa, quinta-feira, Fatimata Mbaye e Phillipe Alston, membros da Comissão Internacional de Inquérito na República Centroafricana, indicaram que crimes contra a humanidade foram cometidos em grandes proporções por todas as partes do conflito em curso no país.

A Comissão, criada por uma resolução do Conselho de Segurança em 2013, vai mobilizar informações e ajudar a identificar os autores das violações antes de apresentar o seu relatório definitivo ao Conselho de Segurança.

Segundo Mbaye, a Comissão vai fazer recomendações ao Conselho de Segurança, ao Secretário-Geral da ONU, à União Africana (UA) e ao Governo centroafricano.

Ela sublinhou a necessidde para a comunidade internacional  de realizar ações rápidas contra as pessoas que violam os direitos humanos e o direito humanitário internacional.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/IZ 23jan2015

23 Janeiro 2015 21:35:17


xhtml CSS