Crianças malianas advogam concertação entre Parlamentos infantis da sub-região e do resto do mundo

Bamako, Mali (PANA) – O Parlamento das crianças do Mali apelou esta quinta-feira à comunidade internacional para criar um quadro de concertação, troca e partilha de experiências entre diferentes Parlamentos infantis da sub-região oeste-africana e do mundo.

O Parlamento das Crianças do Mali, que apresentava estas recomendações, durante o seu encontro com o presidente diretor-geral da Plan International,  Niegal Chapman, instou igualmente as autoridades nacionais  a favorecerem a instalação de uma rede de estruturas de participação dos petizes parceiros da Plan International.

Ele reclamou, ainda, pela criação de condições necessárias ao acesso das crianças aos instrumentos mediáticos e pelo apoio necessário à iniciativa lançada pelos Parlamentos infantis a favor da integração dos direitos humanos nos programas escolares.

Nigel Chapman, que se encontra desde terça-feira última à noite em Bamako, participou quarta-feira numa visita de terreno em Sanambélé e Bougoula, aldeias situadas a 60 quilómetros de Bamako, na comuna rural de Dialakoroba (sul de Bamako).

Em Sanambélé, o presidente diretor-geral da Plan International foi o  convidado da rádio das crianças para um programa público sobre a situação dos direitos da criança e o patrocínio dos petizes, ao passo que, em Bougoula,  ele se reuniu com o Governo dos petizes e visitou algumas realizações a favor da promoção da criança, além de ter assistido a uma Assembleia Geral duma associação feminina de micro-crédito.

A Plan-Mali possui 292 aldeias parceiras e 30 mil 735 petizes patrocinados no Mali. O

Parlamento Nacional das crianças do Mali, que integra 41 membros, dos quais 21 raparigas, é uma tribuna de livre expressão que visa transmitir aos decisores públicos as expetativas das crianças do Mali em relação à execução dos planos de ação nacionais nos domínios da sobrevivência, do desenvolvimento, da proteção e da participação da criança.

-0– PANA GT/SSB/IBA/FK/DD 14julho2011

14 Julho 2011 20:32:38




xhtml CSS