Agência Panafricana de Notícias

Criada comissão para inquirir sobre atrocidades cometidas por rebeldes tuaregues no Mali

Bamako, Mali (PANA) - O Governo maliano anunciou a instauração duma comissão de inquérito para elucidar as atrocidades cometidas pelos rebeldes tuaregues em Aguel´hoc, no norte do Mali, confrontado atualmente com ataques de combatentes líbios de origem maliana, regressados de Libia após a destituição de Muamar Kadafi a 23 de agosto de 2011.

Segundo um comunicado da Presidência maliana, divulgado segunda-feira à noite, esta comissão de inquérito deverá esclarecer estes eventos e informar, se necessário, as jurisdições nacionais e as instâncias internacionais competentes.

Neste documento, o Governo maliano saudou "o comportamento heroíco e profissional das forças armadas e de segurança que a preço do último sacrifício realizaram a sua missão de proteção das populações".

A 24 de janeiro passado, combatentes regressados da Líbia, assimilados a rebeldes tuaregues, apoiados por elementos de Al Qaida para o Magrebe Islâmico (AQMI) e outros assaltantes atacaram Aquel´hoc, na região de Kidal, no extremo norte do país , cometendo atrocidades contra populações.

Várias pessoas civis e militares, bem como assaltantes foram mortos, mas o balanço exacto desta matança ainda não foi divulgado.

Há alguns dias, combatentes de étnia tuaregue regressados da Líbia, agrupados no seio do Movimento para a Libertação Nacional de Azawad (MNLA) e fortemente armados, atacaram várias localidades das regiões do norte do Mali, designadamente Tombouctou, Gao e Kidal- para reclamar pela independência desta parte setentrional do país.

-0– PANA GT/JSG/MAR/DD 31jan2012