Crescimento do transporte aéreo em África pode atingir 5,2 porcento em 2013, diz perito

Brazzaville, Congo (PANA) - O crescimento médio do transporte aéreo em África pode atingir 5,2 porcento em 2013 contra 5,1 porcento em 2012, segundo o secretário-geral (SG) da Associação das Companhias Aéreas Africanas (AFRAA), Elijah Chingosho.

"As enormes perspetivas de crescimento do continente africano estimulam o desenvolvimento dos transportes aéreos e o crescimento médio, que se situava em 4,5 porcento em 2011 e que atingiu 5,1 porcento em 2012, podendo ser de 5,2 porcento em 2013", indicou Elijah Chingosho, durante uma reunião com a imprensa em Brazzaville.

Segundo ele, nestes últimos oito anos, o tráfego aéreo em África aumentou anualmente   8, 78 porcento em média.

A Europa fica o principal destino dos voos intercontinentais e concentra 56 porcento do tráfego, mas as trocas com as regiões Ásia-Pacífica deverão desenvolver-se, disse.

Além disso, o SG da AFRAA apelou aos Governos africanos para provarem o seu engajamento para a liberalização do transporte aéreo reduzindo as taxas e os impostos.

Ele evocou com diferentes autoridades congolesas esta questão, que ele considera como um obstáculo maior ao acesso ao transporte aéreo para a maioria da população.

A este constrangimento juntam-se igualmente a falta de cooperação entre as companhias aéreas africanas, o preço elevado e flutuante do combustível que contribui para a elevação do preço do do bilhete de avião, bem como o nível de segurança.

Elijah Chingosho insistiu para que a questão de alto nível de segurança seja tomada a sério e disse querer empreender um diálogo com a União Europeia (UE) sobre a interdição de numerosas companhias aéreas africanas de operar neste espaço aéreo.

Chingosho anunciou que a empresa de Aviação Equatorial Congo Airlines (ECAIR) é doravante membro da instância dirigente da AFRAA.

Criada em abril de 1968, a AFRRA sensibiliza os Governos e numerosas organizações africanas à importância de desenvolver um sistema de transporte aéreo eficaz em África.

-0- PANA MB/JSG/MAR/DD 25abril2013

25 Abril 2013 10:08:16




xhtml CSS