Agência Panafricana de Notícias

Crescente Vermelho Líbio apoia repatriamento de migrantes clandestinos senegaleses

Tripoli, Líbia (PANA) - O Crescente Vermelho Líbio participou na supervisão duma operação de repatriamento voluntário de 132 migrantes ilegais senegaleses detidos em Misrata (220 quilómetros a leste de Tripoli) por entrada ilegal no país.

Segunda-feira última, o Crescente Vermelho conduziu estes migrantes clandestinos senegaleses para Ras Jedir, posto fronteiriço comum com a Tunísia, em previsão do seu regresso ao seu país, em cooperação e coordenação com a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e os serviços anti-imigração líbios, afirmou o porta-voz do Crescente Vermelho, Mohamed Al-Misrati.

Visitas médicas foram efetuadas aos imigrantes no centro de detenção e tratamentos foram garantidos a alguns, além do seu acompanhamento no território tunisino, para serem transportados via área para Dakar, a capital senegalesa, pela OIM.

Os imigrantes repatriados foram detidos num centro de retenção em Misrata há mais de dois meses após a sua detenção ao largo das costas líbias.

O Crescente Vermelho Líbio contribuiu, em finais de fevereiro último, para o repatriamento de 408 migrantes ilegais senegaleses para o seu país através do posto fronteiriço terrestre de Ras Jedir.

Com um comprimento médio 1.850 quilómetros de fronteira, a Líbia representa um destino e um ponto de passagem para os migrantes provenientes principalmente da África Oriental e Austral e que desejam deslocar-se a Malta ou a à ilha italiana de Lampedusa ao largo da Sicília.

-0- PANA BY/IS/IBA/FK/TON 27maio2015