Agência Panafricana de Notícias

Covid-19 impacta saúde mental de cabo-verdianos, diz estudo

Praia, Cabo Verde (PANA) - A pandemia da covid-19 teve um "impacto importante” na saúde mental dos cabo-verdianos, com aumento de casos de depressão e de toma de medicamentos, apurou a PANA de fonte segura.

De acordo com os resultados preliminares dum estudo apresentado segunda-feira na cidade da Praia pela presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), Maria da Luz Lima, o impacto da pandemia na saúde mental dos cabo-verdianos afetou mais mulheres

“Com aumento do número de depressão, de pessoas que faziam medicação e que reforçaram a medicação, pessoas que não estavam a fazer medicação e começaram a tomar medicamentos”, realçou a presidente do INSP, que apresentou os dados preliminares no Dia Mundial da Saúde Mental.

Instado a comentar os resultados do estudo, o diretor nacional de Saúde, Jorge Barreto, disse que os impactos continuam a ser grandes, e que entende que é preciso continuar a fomentar estratégias e medidas para os minimizar.

“Sobretudo quadros de ansiedade, stress, pânico”, sublinhou o profissional de Saúde, instando as pessoas a aderirem a outras medidas de prevenção e proteção, como a vacinação.

“Portanto, ainda há pessoas adultas que não foram vacinadas, que podem pensar que, como a situação está controlada ou praticamente, já não há casos e que já não há necessidade de tomar a vacina. Mas é o contrário”, advertiu Jorge Barreto.

O estudo foi realizado em todos os 22 municípios do país, através de uma amostra de 3.520 indivíduos escolhidos de forma aleatória.

Foi realizado pelo INSP, em parceira com a Direção Nacional de Saúde (DNS), as universidades de Cabo Verde (Uni-CV) e Piaget, o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, de Portugal, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Oeste-Africana da Saúde.

A apresentação do estudo aconteceu no mesmo dia em que o país iniciou uma campanha de vacinação contra a covid-19 a favor de cerca de 63.000 crianças dos cinco aos 11 anos de idade, na sequência de um donativo de vacinas Pfizer pediátrica, com duas doses e intervalo de administração de 28 dias - por parte do Governo dos Estados Unidos.

Cabo Verde conta com um total de 62.389 casos de covid-19 desde março de 2020, que já provocaram 410 mortes associadas à doença, mas hoje regista apenas nove casos ativos em todo o país, segundo dados do Ministério da Saúde.

De acordo com fonte oficial, o país tem atualmente disponíveis 20.000 doses de vacinas contra a covid-19, mas está a “programar receber mais doses” em breve.

-0- PANA CS/DD 11out2022