Cotonou acolhe festival do teatro escolar do Benin

Cotonou- Benin (PANA) -- A 11ª edição do festival do teatro escolar do Benin, o vulgo "Festival Kaletas" (nome duma dança de máscaras que galvaniza as crianças durante as festas de fim do ano), está a decorrer em Cotonou, constatou a PANA no local.
Iniciada por Orden Alladatin, actual director do Festival Internacional do Teatro do Benin (FITHEB), esta manifestação visa estimular a criação artística no meio escolar e criar um quadro dinâmico com vista a valorizar o trabalho feito neste domínio.
Para os seus organizadores, "trata-se de dar a palavra aos jovens para que possam exprimir e aprender já a tornar-se líderes".
A escola deve ser um lugar de prática artística regular para que as artes não continuem a ser reservadas para uma elite culta.
É indispensável transmitir às jovens gerações o teatro por intermédio dos próprios artistas, de acordo com os organizadores do evento.
Durante cinco dias, os participantes no festival apresentarão as suas peças a um público composto por especialistas e por amadores, trocando experiências com os profissionais sobre as melhorias a dar aos textos e ao jogo dos actores.
Mais de 200 jovens provenientes de vários liceus e colégios beninenses participam nesta edição cujas melhores presentações serão recompensadas com o "Prémio Théodore Béhanzin" (nome dum cómico beninense morto num acidente de viação em 2004) e com o "Prémio Guy Olama" (nome dum jornalista cultural camaronês instalado no Benin).

27 Abril 2006 21:01:00


xhtml CSS