Côte d'Ivoire reintegra Assembleia Parlamentar da Francofonia

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A Côte d'Ivoire foi reintegrada no seio da Assembleia Parlamentar da Francofonia, após a abertura da XXVIIIª sessão, quarta-feira em Bruxelas, na presença do secretário-geral (SG) da Organização Internacional da Francofonia (OIF), Abdou Diouf, e do primeiro-ministro belga, Elio Di Rupo.

Este país foi excluído da APF durante a crise provocada pela recusa do então Presidente cessante Laurent Gbagbo de ceder o poder após ter perdido as eleições presidenciais face a Alassane Dramane Ouattara.

O presidente da Assembleia Nacional ivoiriense, Guillaume Soro, saudou esta decisão e agradeceu muito o secretário-Geral da OIF.

Por sua vez, Abdou Diouf sublinhou a importância do tema desta sessão, "Médias e Tecnologia da informação e da Comunicação, vetores da Francofonia no mundo", para lutar contra a exclusão digital entre o Norte e os países do Sul e para o uso do francês nos novos médias.

O primeiro-ministro belga, Elio Di Rupo, felicitou a OIF por ter escolhido Bruxelas para realizar esta sessão.

Lançou um apelo aos países francófonos para apoiarem a candidatura da cidade de Liège na organização da Exposição Universal de 2017, em vez de Astana, a capital do Cazaquistão.

-0- PANA AK/JSG/CJB/DD    12jul2012

12 Julho 2012 15:53:40




xhtml CSS