Côte d'Ivoire presente na primeira Cimeira de Aliança Solar Internacional na Índia

Abidjan,Côte d’Ivoire (PANA) – Uma delegação ivoiriense liderada pelo Vice-Presidente da República, Daniel Kablan Duncan, vai participar na primeira Cimeira da Aliança Solar Internacional (ASI) a realizar-se de 9 a 12 de março corrente em Nova Deli, na Índia.

Durante esteste encontro, será  oficialmente lançada a ASI bem como serão examinadas as manifestações de interesse, no domínio da energia solar, pelos países-membros.

O Governo ivoiriense adotou, quarta-feira última, um decreto de ratificação e publicação do acordo-quadro de criação da ASI, assinado a 15 de novembro de 2016 em Marraquexe, em Marrocos.

A ratificação deste acordo, assinado à margem da Assembleia Anual do Banco Africano de Desenvolvimento de Desenvolvimento (BAD) em maio de 2017 em Ahmedabad, na Índia, permitirá à Côte d’Ivoire dar, em colaboração com os outros Estados signatários, uma resposta coletiva aos principais obstáculos comuns a um desdobramento ótimizado da energia solar.

A ASI representa uma plataforma de cooperação entre os países em desenvolvimento de forte potencialidade solar e os países desenvolvidos que possuem tecnologias solares avançadas.

A ASI tem por objetivo aumentar, de forma significativa, a produção da eletricidade solar nos países do Sul, signatários do Acordo.

A instituição representa uma iniciativa lançada em Paris (França) pela Índia e pela França em dezembro de 2015, durante a XXI Conferência das Partes Signatárias da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (COP 21).

Até ao momento, existem 36 países signatários, dos quais seis que ratificaram o acordo. Trata-se da Índia, da França, das ilhas Maurícias, de Nauru, de Fiji e de Tuvalu.

A Índia contribui para o funcionamento do seu secretariado com 27 milhões de dólares americanos para uma duração de cinco anos e alberga, desde 2016, esta estrutura para o mesmo período.

Fontes de financiamento da ASI são contribuições voluntárias, ganhos sobre o financiamento de capital e outros potenciais recursos, refere-se.

-0- PANA BAL/JSG/IBA/FK/DD 2março2018

02 mars 2018 11:12:11


xhtml CSS