Côte d'Ivoire no centro do Conselho de Ministros da União Europeia

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A Côte d'Ivoire figura na agenda do Conselho dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE) que se reúne esta terça-feira em Luxemburgo.

Segundo um porta-voz europeu, após a detenção segunda-feira do Presidente cessante ivoiriense, Laurent Gbagbo, em Abidjan, os chefes da diplomacia europeia vão refletir sobre os meios de estabilizar o novo regime do Presidente Alassane Ouattara,  a quem a UE pretende fornecer uma ajuda económica a longo prazo com vista à reconstrução da Côte d'Ivoire.

A UE levantou, desde sexta-feira última, uma parte das sanções decretadas contra a Côte d'Ivoire, sob o regime de Laurent Gbagbo, nomeadamente as que afetaram os portos de Abidjan e de San Pedro, as empresas do setor petrolífero, bem como as entidades exportadoras de cacau e de café.

De acordo com o porta voz, a União Europeia vai intensificar a sua ajuda financeira à Côte d'Ivoire em relação ao apoio que foi previsto antes da crise  e suspenso enquanto se aguardava pela sua resolução.

-0- PANA AK/JSG/FK/IZ 12abril2011



12 avril 2011 14:11:23




xhtml CSS