Côte d'Ivoire no centro das atenções

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – Todas as atenções nesta quinta-feiras estão viradas para a Côte d'Ivoire, após os apelos lançados aos partidários de Alassane Ouattara, Presidente reconhecido pela Comissão Eleitoral Independente (CEI) e pela comunidade internacional, pelo seu primeiro-ministro, Guillaume Soro, a caminhar para a Rádiotelevisão Ivoiriense (RTI) para instalar o seu novo diretor-geral e para a Primatura para assumir o seu posto, na sexta-feira.

Até agora fechados num hotel de Abidjan desde a proclamação dos resultados da segunda volta das eleições presidenciais, Alassane Ouattara e os seus homens parecem decididos a iniciar uma ofensiva para tomar de fato o poder na Côte d'Ivoire.

O campo de Laurent Gbagbo, declarado eleito pelo Conselho Constitucional, manifesta, todavia, a mesma determinação e recusa, apesar dos apelos da comunidade internacional, a ceder o poder a Alassane Ouattara.

O confronto parece doravante inevitável e teme-se um banho de sangue tendo em conta a disproporção das forças presentes.

O mundo retém a sua respiração esperando por um milagre de última hora.

-0- PANA GB/JSG/CJB/TON  16Dez2010

16 Dezembro 2010 11:06:16




xhtml CSS