Côte d'Ivoire mobiliza doadores de fundos árabes

Abidjan- Côte d'Ivoire (PANA) -- Uma mesa redonda de dois dias destinada a mobilizar doadores de fundos árabes da Côte d'Ivoire iniciou-se segunda-feira em Abidjan, soube-se de fonte oficial no local.
O objectivo desta reunião é o financiamento dum programa de emergência do governo ivoiriense visando a melhorar o nível de vida da população ivoiriense, de acordo com a fonte.
Participam neste encontro os representantes do Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID), do Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA), do Fundo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (FOPEP), do Fundo Koweitiano de Desenvolvimento, do Fundo Saudita de Desenvolvimento e do Governo ivoiriense, de acordo com a mesma fonte.
Falando na abertura dos trabalhos, o ministro ivoiriense da Economia e Finanças, Cbarles Koffi Diby, declarou que a cooperação com os seus parceiros árabes permitiu à Côte d'Ivoire beneficiar de 32 acordos de financiamento estimados em 161 biliões de franco CFA (mais de 386 milhões de dólares americanos).
"Estes créditos foram concedidos com uma taxa preferencial que varia entre 1 e 3 por cento para uma duração de 12 a 30 anos", regozijou-se.
O Estado ivoiriense previu no seu orçamento de 2008 três biliões de francos CFA (mais de sete milhões de dólares americanos) para o seu programa de emergência destinado a melhorar o nível de vida da população, disse Diby.
Em representação do primeiro-ministro Guillaume Soro, o ministro ivoiriense das Infra-Estruturas, Patrick Achi, disse que "naturalmente, devemos garantir a saúde dos nossos concidadãos, assegurar a sua educação, dar-lhes a água potável e construir estradas para eles".

01 Julho 2008 07:33:00




xhtml CSS