Côte d'Ivoire marca eleições regionais e autárquicas para outubro

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - As próximas eleições regionais e autárquicas na Côte d'Ivoire vão realizar-se a 13 de outubro próximo, soube-se quarta-feira de fonte governamental.

O ministro ivoiriense da Comunicação e Imprensa e porta-voz do Governo, Sidi Tiemoko Touré, anunciou a adoção em Conselho de Ministros de um decreto relativo à convocação do colégio eleitoral sob proposta da Comissão Eleitoral Independente (CEI).

A grande incógnita é a participação ou não duma ala da oposição ivoiriense perante a posição inflexível do Governo de não reformar a CEI na sua configuração atual que julga consensual.

Em junho passado, essa ala da oposição lançou uma palavra de ordem de bocoite da operação de revisão da lista eleitoral.

Baseando-se numa decisão do Tribunal Africano dos Direitos Humanos e dos Povos (TADHP), que exige uma reforma da CEI, essa oposição julga ilegal e não legítimo o órgão eleitoral na sua composição atual para conduzir qualquer operação ligada à organização de eleições.

Os cadernos eleitorais provisórios validados depois da operação de revisão efetuada de 18 a 24 de junho último conta seis milhões e 595 e 899 eleitores dos quais três milhões e 357 mil e 698 homens, ou seja, 50, 91 porcento, e três milhões 238 mil e 201 mulheres (49,09%).

A Côte d'Ivoire conta 201 distritos e 31 regiões.

-0- PANA BAL/BEH/MAR/IZ 18jul2018

18 Julho 2018 23:17:54


xhtml CSS