Côte d'Ivoire inicia fase nacional de identificação

Abidjan- Côte d'Ivoire (PANA) -- A fase nacional das operações de identificação e recenseamento eleitoral começa esta semana em todas as províncias da Côte d'Ivoire, excepto o distrito de Abdijan e a comuna de Bouaké (norte) onde elas já estão em curso, anunciou a Comissão Eleitoral Independente (CEI) num comunicado transmitido segunda-feira a PANA.
De acordo com o comunicado, estas operações vão ser lançadas a partir desta segunda-feira nos municípios de Aboisso, Adiaké, Agnibilékrou, Akoupé, Alépé, Béoumi, Biankouma, Bouna, Dabakala, Dabou, Grand Bassam, Grand Lahou, Lakota, Nassian, Sakassou, Sikensi, de Tanda e Tiassalé, antes de prosseguir, a partir de 28 de Novembro corrente, nas cidades de Abengourou, Adzopé, Agboville, Bondoukou, Divo, Ferkessédougou, Gagnoa, Katiola, Man e Yamoussoukro.
A partir de 03 de Dezembro de 2008, juntam-se à operação os municípios de Bangolo, Bocanda, Bongouanou, Bouafflé, Boundiali, Daloa, Danané, Didiévi, Duékoué, Issia, Jacqueville, Korhogo, Kouibly, Madinani, Mankono, M'Bahiakro, Minignan, Prikro, San Pédro, Tengréla, Touba, Toumodi, Vavoua, Zuenoula e Bloléquin, Daoukro, Dimbokro, Guiglo, Koun-fao, Odienné, Oumé, Sassandra, Seguéla, Sinfra, Soubré, Tabou, Tiébissou, Touleupleu e Zouan Hounien.
Os Ivoirienses no estrangeiro devem esperar até a 5 de Janeiro de 2009 para se submeter ao exercício, precisa o documento.
A CEI assegura que tudo está a postos para que as operações decorram normalmente, explicando que as malas "Sagem" e os computadores do Instituto Nacional de Estatísticas (INS) estão instalados enquanto a estrutura encarregue da sua segurança está pronta.
A CEI convida os partidos políticos, as organizações da sociedade civil, os líderes de opinião, os chefes religiosos e tradicionais e os vereadores a mobilizar as populações com vista a participar nesta "importante e capital operação".
Ela precisa, finalmente, que os cidadãos do espaço CEDEAO (Benin, Burkina Faso, Cabo-Verde, Gâmbia, Gana, Guiné-Conakry, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo) não estão abrangidos pela operação.
A operação de identificação e recenseamento deverá terminar a 29 de Novembro no distrito de Abidjan.

24 Novembro 2008 13:42:00




xhtml CSS