Côte d'Ivoire inicia campanha de vacinação contra febre amarela

Abidjan- Côte d'Ivoire (PANA) -- Uma campanha de imunização contra a febre amarela será lançada sábado em Denguélé, no noroeste da Côte d'Ivoire, onde este flagelo assola a população, anuncia um comunicado da Organização Mundial da Saúde (OMS) transmitido sexta-feira à PANA.
A campanha apoiada tecnica e financeiramente pela OMS termina a 31 de Dezembro corrente.
Ela visa vacinar cerca de 303 mil 518 pessoas de seis meses de idade e mais não imunizadas ou cuja última vacinação contra a febre amarela remonta há mais de 10 anos, com o objectivo de parar a extensão da epidemia.
"Os pacientes que sofrem duma doença evolutiva aguda, de défice imunitário confirmado e as mulheres grávidas estão excluídos", precisa o comunicado.
Dez casos suspeitos de febre amarela e seis mortes, ou seja uma taxa de letalidade de 60 por cento, foram registadas até agora em Denguélé.
"Hoje, esta pandemia estende-se ao distrito de Madinani e à região das Savanas, mais precisamente no distrito sanitário de Tengrela, a cerca de 800 quilómetros a norte do país, na fronteira com o Mali", indica o comunicado.
Face à urgência da situação, as autoridades sanitárias e da higiene pública do país aplicaram uma série de medidas visando reduzir a propagação da epidemia, das quais a vacinação de mais de 33 mil pessoas após os primeiros casos e as mortes registadas.
Estas medidas são o reforço do controlo epidemiológico em todos os distritos sanitários, uma investigação epidemiológica e entomológica dos casos declarados e a sensibilização das populações sobre as medidas de higiene e de saneamento do ambiente imediato em Denguélé.

25 Dezembro 2009 19:58:00




xhtml CSS