Agência Panafricana de Notícias

Côte d'Ivoire confirma mandado de prisão do TPI contra Charles Blé Goudé

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) - O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu um mandado de prisão contra o ex-líder da Juventude Patriótica, Charles Blé Goudé, revelou o ministro ivoiriense da Justiça, Direitos Humanos e Liberdades Públicas, Gnénéma Mamadou Coulibaly.

Falando durante o jornal da televisão pública, a Rádiotelevisão Ivoiriense (RTI), Mamadou Coulibaly afirmou sexta-feira à noite que a transferência de Charles Blé Goudé para Haia, sede do TPI, será anunciada oportunamente pelo Governo quando o Tribunal tornar público este requerimento.

Este anúncio surge depois de o Governo ivoiriense rejeitar o mandado de captura contra a ex-Primeira Dama, Simone Gbagbo, emitido pelo TPI, que está a julgar o seu esposo, o ex-Presidente Laurent Gbago, por crimes de guerra e crimes contra a humanidade cometidos durante a guerra pós-eleitoral em 2010.

Em fuga desde a detenção, a 11 de abril de 2011, do seu mentor, o ex-Presidente Laurent Gbagbo, Charles Blé Goudé foi detido no Ghana a 17 de janeiro de 2013 e extraditado para a Côte d'Ivoire.

Charles Blé Goudé foi inculpado pela justiça ivoiriense de crimes de guerra, assassinatos, roubo organizado, degradação e destruição de bens de terceiros. Ele está preso a aguardar julgamento.

Desde 2006, Charles Blé Goudé é objeto de sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) por entrave ao processo de reconciliação nacional na Côte d'Ivoire.

-0- PANA BAL/JSG/TON 21set2013