Agência Panafricana de Notícias

Côte d'Ivoire atinge um milhão de utentes da plataforma U-Report

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – A Côte d’Ivoire constitui o primeiro país francófono, no Mundo, a atingir a linha de  um milhão de utentes da plataforma social U-Report, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), anuncia um comunicado transmitido à PANA.

A Côte d’Ivoire ocupa assim uma outra posição honorável ao tornar-se no segundo país a atingir este número de utentes.

A U-Report  está a ser  executada na Côte d’Ivoire em parceria com o Governo ivoiriense, após a sua adoção em Conselho de Ministros, em 2016, enquanto instrumento para permitir à juventude fazer ouvir a sua voz.

Acessível por SMS e  Facebook Messenger, a plataforma U-Report permite aos jovens receber informações, perguntar e dar as suas opiniões, sobre os desafios que se apresentam diariamente a eles.

Através de curtas sondagens bimensais, os U-Reporters fazem ouvir as suas vozes de forma anónima e gratuita, sobre questões que lhes interessam.

Desde o seu lançamento, em 2017, cerca de 90 sondagens U-Rerport sobre diversas questões tais como o emprego, a educação e a saúde foram  realizadas em média com 40 mil inquiridos por sondagem.

Além das sondagens, a plataforma permite aos U-Reporters informar-se graças aos 30 centros de informações automatizados disponíveis 24 horas sobre sete.

Os jovens também podem participar  em "live chat", cada última quarta-feira do mês, em que eles podem colocar diretamente questões sobre as suas preocupações aos membros do Governo ou a peritos.

Na Côte d’Ivoire, os U-Reporters também levam a cabo ações sociais para uma mudança positiva na sua comunidade denominadas U-Action. Até ao presente, mais de cinco mil U-Actions foram realizadas pelos jovens, para o bem-estar das populações.

"Com mais de um milhão de U-Reportes hoje, neste país que possui mais de 60 por cento de jovens, quando os U-Reporters falarem, isso tem um certo alcance. O objetivo da plataforma é oferecer um espaço de diálogo em que os jovens podem dar as suas opiniões, fazer ouvir as suas vozes e contribuir de forma positiva, para a sociedade ivoiriense”, regozijou-se o representante do UNICEF na Côte d’Ivoire, Marc Vincent.

-0- PANA BAL/TBM/FK/IZ 15out2019