Agência Panafricana de Notícias

Côte d'Ivoire apresenta candidato à direção regional para África da OMS

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - O Governo ivoiriense vai apresentar um candidato ao cargo de diretor regional para África da Organização Mundial da Saúde (OMS) ocupado atualmente pelo Angolano Luís Gomes Sambo, soube quinta-feira a PANA de fonte oficial.

A porta-voz adjunta do Governo ivoiriense, Affoussiata Bamba-Lamine, declarou que a Côte d'Ivoire autorizou a candidatura da antiga ministra da Saúde e Luta contra a Sida, a professora Thérese Aya Ndri Yoman, ao cargo de diretora regional da OMS, cuja eleição terá lugar durante a 64ª sessão do Comité Regional prevista para setembro próximo, no Benin.

Bamba-Lamine explicou que esta candidatura se insere no quadro da promoção dos Ivoirienses no seio das organizações internacionais sob o impulso do Presidente Alassane Ouattara.

"Esta candidatura permitirá à Ndri Yoman colocar a sua longa experiência ao serviço da saúde e desta organização. Esta vai contribuir igualmente para aumentar a imagem e o brilho da Côte d'Ivoire em África e no mundo", sublinhou.

Primeira mulher na África Ocidental a ostentar o posto de professora titular de Medicina, Ndri Yoman foi ministra da Saúde de junho de 2011 a novembro de 2012. Ela é especializada em hepato-gastro-enterologia.

-0- PANA BAL/IS/MAR/IZ 12junho2014