Côte d'Ivoire anuncia nomeação de novo Governo

Abidjan,  Côte d’Ivoire (PANA) – A Presidência ivoiriense anunciou para esta terça-feira à tarde a nomeação dos membros do novo Governo do primeiro-ministro Gon Coulibaly.

Segundo várias fontes, o novo Governo será formado sem ministros do PDCI, formação política oposta ao projeto de um partido unificado desejado pela RDR, o partido presidencial.

Na quarta-feira passada, a Presidência ivoiriense anunciou o fim das funções do primeiro-ministro Amadou Gon Coulibaly e a dissolução do seu Governo.

De acordo com um comunicado lido pelo secretário-geral da Presidência, Patrick Achi, um decreto presidencial pôs termo às funções do primeiro-ministro e dos membros do Governo.

No entanto, um outro decreto reconduziu logo a seguir o primeiro-ministro Amadou Gon Coulibaly e encarregou-o de propor, o mais cedo possível, uma equipa governamental constituída de personalidades da Congregação dos Houpuetistas para a Democracia e Paz  (RHDP)  e da sociedade civil.

Mais de um ano após a sua formação, em janeiro de 2017, esta equipa governamental dissolvida registou uma ligeira remodelação em julho de 2017 e uma remodelação técnica em março último com a partida  do ministro da Indústria e Minas, Jean-Claude Brou, para assumir a  Presidência da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Para atrair os partidos políticos membros da coligação RHDP ao projeto de partido unificado epónimo, o Presidente ivoiriense, Alassane Ouattara, usou a "política do bastão e da cenoura" de constituir um Governo com apenas as personalidades provenientes de partidos favoráveis.

Nos bastidores, questiona-se se, na composição deste novo Governo,  o Presidente Ouatttara vai descartar os quadros do Partido Democrático da Côte d’Ivoire (PDCI, principal aliado), que adiou a sua adesão a este projeto até à organização do seu 13º congresso ordinário, após as eleições presidenciais de 2020.

Se tal for o caso, a guerra estará aberta entre o partido presidencial, a Congregação dos Republicanos (RDR), e o PDCI pela designação de um candidato às eleições presidenciais.

-0- PANA BAL/BEH/FK/IZ 10julho2018

10 Julho 2018 15:29:34


xhtml CSS