Côte d'Ivoire abre embaixada no Qatar

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - O Governo ivoiriense decidiu abrir uma Embaixada no Qatar no quadro dos acordos assinados recentemente entre os dois países, soube a PANA sexta-feira de fonte oficial em Abidjan.

Num comunicado, o Governo ivoiriense considera a nova missão diplomática como de "alto alcance estratégico" que permitirá à Côte d'Ivoire reforçar e aprofundar as suas relações de amizade e cooperação com o Qatar, "mas também com os outros países-membros do Conselho de Cooperação do Golfe".

A Côte d'Ivoire e o Qatar assinaram, a 22 de dezembro de 2017, em Abidjan, quatro acordos de cooperação durante a visita de amizade e de trabalho do emir do Qatar, sua alteza Cheikh Tamim Bin Hamad al Thani.

Na ocasião, o Presidente ivoiriense, Alassane Outtara, manifestou o desejo de reforçar as trocas comerciais entre os dois países que, a seu ver, se situam atualmente "muito aquém das suas enormes potencialidades respetivas".

Sublinhou a necessidade de encorajar os operadores económicos com vista à assinatura, entre outros, de um acordo de proteção e de promoção recíproca dos investimentos e de um acordo para evitar a dupla tributação.

O Presidente Ouattara efetuou uma visita oficial a Doha em maio de 2013.

A opção de criar uma Embaixada em Doha, numa altura em que o Qatar está confrontado com um isolamento diplomático, apresenta-se como uma escolha assumida e um risco calculado para as autoridades ivoirienses.

-0- PANA BAL/IS/SOC/MAR/IZ 09junho2018

09 Junho 2018 09:48:43


xhtml CSS