Corrupção afeta todos setores da vida nacional na Tunísia, diz responsável tunisino

Túnis, Tunísia (PANA) –A  corrupção na Tunísia afetou todos os setores da vida nacional, nomeadamente o imobiliário, a banca nacional, os mercados públicos, as telecomunicações, a informação, a arqueologia e a alfândega,  declarou Néji Baccouche, membro da Comissão Nacional de Investigação sobre a Corrupção e a Malversação (CNICM).

Baccouche fez esta declaração durante uma conferência de imprensa depois de a CNICM ter entregue sexta-feitra última em Túnis um relatório ao Presidente da República interino, Foued Mebazaa.

«O relatório da comissão esclareceu os mecanismos de corrupção e os seus modos através dos esquemas, quadros e documentos estabelecendo a implicação de vários ministros, políticos, jornalistas e estrangeiros que se aproveitaram das suas relações com o círculo restrito do Presidente (Ben Ali) destituído (em janeiro último) para ganhar ilegalmente benefícios e bens», afirmou.

Ele indicou que o setor bancário é a érea mais afetada por estas práticas "desastrosas", sublinhando que os estabelecimentos bancários, nomeadamente públicos, foram vítimas de chantagens exercidas pelo Banco Central da Tunísia que, às vezes,  os obrigava a renunciarem às suas dívidas pendentes.

Baccouche indicou que a comissão conseguiu num curto prazo realizar receitas a favor da tesouraria geral estimadas em milhões de dinares.

Ele ressaltou que 10 mil requerimentos foram depositados junto à CNICM, precisando que esta  conseguiu examinar mais da metade dos mesmos e entregar 320 processos à Procuradoria da República.

«Vários processos importantes estão ainda pendentes e precisamos de mais tempo e energia para os despachar», acrescentou Baccouche.

Ele acrescentou que a Comissão organizou mais de 120 audiências algumas das quais foram filmadas e conservadas nos arquivos nacionais e colocadas à disposição do novo Governo,

-0- PANA FA/AAS/SOC/CJB/DD     12nov2011

12 Novembro 2011 13:37:42


xhtml CSS