Correspondente da Al-Jazeera em Marrocos convocado pela Polícia

Rabat- Marrocos (PANA) -- Um correspondente da cadeia de televisão qatariota Al-Jazeera em Marrocos será ouvido pela Polícia marroquina, após a difusão duma notícia segundo a qual entre seis e 10 pessoas teriam morrido durante a intervenção sábado das forças da ordem para desbloquear o acesso ao porto de Sidi Ifni (sudoeste), soube-se domingo de fonte judicial.
Após a difusão desta informação, "o Procurador-Geral ordenou a abertura dum inquérito para determinar as circunstâncias em que esta notícia falsa foi propagada", sublinhou a mesma fonte, sem fornecer detalhes sobre a identidade do jornalista.
As autoridades marroquinas "espantam-se pela difusão destas informações falsas, visto que a representação da Al-Jazeera tinha sido informada previamente que a intervenção não fez nenhum morto", precisou a fonte.
Um violento confronto entre as forças da ordem e jovens desempregados que bloqueavam a entrada do porto de Sidi Ifni fez 44 feridos, dos quais 27 entre as autoridades policias.
Segundo o Centro Marroquino dos Direitos Haumanos (CMDH), terão sido registados entre um e cinco mortos, ao passo que o porta-voz do Governo, Khakid Naciri, negou a existência de mortos.
A Polícia marroquina deteve cerca de 20 jovens desempregados que bloqueavam a circulação de camiões carregados de peixe no porto de Sidi Ifni.
Um grupo de jovens cercava desde 30 de Maio último o porto da cidade onde estavam estacionados 89 camiões carregados de cerca de 800 toneladas de peixe.
As relações entre o Governo marroquino e a cadeia Al-Jazeera deterioraram-se, sobretudo após a decisão de Marrocos de suspender o jornal do Magrebe árabe, difundido a partir de Rabat.
Entretanto, a representação desta televisão em Rabat, que possui vários correspondentes locais, continua aberta.
A Al-Jazeera, que dispõe duma representação em Rabat há vários anos, lançou desde Novembro de 2006 um jornal televisivo diário duma hora a partir de Marrocos, consagrado exclusivamente aos acontecimentos no Magrebe.

09 Junho 2008 09:04:00




xhtml CSS