Coronel Kadafi conversa com PM do Lesotho

Tripoli- Líbia (PANA) -- O coronel Muamar Kadafi conversou, terça- feira noite em Tripoli, com o primeiro-ministro do Reino do Lesotho, Pakalitha Bethuel Mosisili, sobre os preparativos da 7ª cimeira da União Africana (UA) prevista para 1 e 2 de Julho próximo em Banjul, capital gambiana.
Durante esta audiência, os dois homens analisaram igualmente as questões da agenda da cimeira, visto que o primeiro-ministro do Lesotho é membro da Comissão Presidencial criada durante a 5ª cimeira ordinária da UA em Abuja, na Nigéria.
Esta comissão, que integra sete membros, tem por missão preparar as disposições executórias relativas às proposições líbias sobre a criação de ministérios a nível da União.
Estas proposições, recorda-se, dizem respeito nomeadamente à criação, a nível da UA, de ministérios para os Negócios Estrangeiros, a Defesa, o Comércio Externo, os Transportes e as Comunicações.
Visam a eliminação das barreiras alfandegárias entre os países membros da UA, a unificação dos meios de transporte e de comunicação e o lançamento dum satélite africano.
O primeiro-ministro do Lesotho transmitiu, na ocasião, para o líder Kadafi as saudações do rei do Lesotho Letsie III.
Diversas personalidades do Lesotho e da Líbia, nomeadamente o secretário do comité popular geral (primeiro-ministro) líbio, Baghdadi Mahmoudi, o secretário adjunto do comité popular geral (ministério) líbio das Relações exteriores e da Cooperação internacional, Said Hafyana, participaram neste encontro.
A visita à Líbia de Pakalitha Mosisili iniciou terça-feira noite, recorda-se.

28 Junho 2006 22:43:00




xhtml CSS