Coreia do Sul disponibiliza mais de $ 65,7 milhões para Camarões

Yaoundé, Camarões (PANA) - A Coreia do Sul disponibilizou mais de 37 biliões de Francos CFA (65,7 milhões de dólares americanos)  para a construção duma ponte sobre o rio Logone, nos Camarões, e a segunda fase dum projeto de eletrificação rural no mesmo país, soube sexta-feira a PANA junto do ministério camaronês de Plano.

O fundo foi desbloqueado quinta-feira última em Busan (Coreia do Sul) à margem das assembleias anuais de 2018 do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), na presença do ministro camaronês da Economia, Planeamento e Administração do Território, Alamine Ousmane Mey, de acordo com a fonte.

Trata-se em primeiro lugar dum contrato de empréstimo avaliado em 21,86 bilhões francos CFA (38,8 milhões de dólares americanos) assinado com o BAD para o financiamento parcial do projeto de construção da ponte sobre o rio Logone.

Na mesma ocasião, um outro empréstimo de 7,79 biliões de francos CFA (13,8 milhões de dólares americanos) concluído com o Fundo Africano de Desenvolvimento, destinado ao financiamento parcial do mesmo empreendimento.

Estes empréstimos visam intensificar trocas comerciais entre os Camarões e o Tchad, através da abertura duma nova via de trânsito, através da construção duma ponte sobre o rio Logone, e da abertura de vias de ligação e da reabilitação de certas infraestruturas socioeconómicas  para o bem das populações ribeirinhas.

O acordo de empréstimo de 7,8 biliões de francos CFA (13,8 milhões de dólares americanos) assinado com o Fundo para a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) para o desenvolvimento internacional será dedicado ao financiamento do projeto de eletrificação rural da Fase II cujo objetivo é melhorar o fornecimento de energia nas áreas mais recônditas do país.

-0- PANA EB/BEH/IBA/DIM/DD 25maio2018

25 Maio 2018 14:17:11


xhtml CSS