Agência Panafricana de Notícias

Contingente serraleonês junta-se à AMISOM

Paris, França (PANA) – Um contingente serraleonês de cerca de 800 homens deverá chegar em setembro próximo a Mogadíscio no quadro do reforço dos efetivos da força de paz da União Africana na Somália (AMISOM), revelou terça-feira o representante especial da União Africana na Somália, Boubacar Gaoussou Diarra.

«Teremos a disposição em setembro próximo um contigente serra-leonês. Juntar-se-á a nós após a retirada de um contingente queniano», explicou numa entrevista concedida à PANA, sublinhando o caráter pan-africano da AMISOM.

Chegada à Somália em janeiro de 2007, a AMISOM é integrada por soldados burundeses, djibutianos, ugandeses e quenianos.

Ela beneficia igualmente do apoio das forças etíopes e do apoio logístico e material dos exércitos argelino e egípcio.

«A AMISOM é um conceito de paz original. Ela cumpre um trabalho notável na Somália. Para além dos Estados fornecedores de tropas, países como a Nigéria e a Serra Leoa enviam regularmente forças de polícia para participar na formação das forças de segurança somalís», acrescentou o representante especial da UA na Somália.

Os efetivos da AMISOM passaram de 12 mil para 17 mil 732 homens após a integração oficial das tropas quenianas no seu seio.

A força acaba, por outro lado, de ser autorizada a dispor de nove helicópteros, dos quais três aparelhos de ataque, enquanto os seis outros deverão ser afetados aos transportes das tropas e à evacuação dos feridos.

Segundo o calendário das reformas institucionais decididas pelas forças políticas somalís, a transição política em curso no país deverá findar a 20 de agosto próximo pela eleição de um novo Presidente da República.

Desde a destituição do Presidente Mohamed Siad Barre, em 1991, a Somália está mergulhada numa grave crise política marcada pela desintegração do Estado central e pela subida em força dos grupos islamitas associando reivindicações religiosas e atividades mafiosas.

-0- PANA SEI/AAS/CJB/IZ 31julho2012