Conselho de Segurança da ONU saúda progressos no Sudão

Cartum, Sudão (PANA)   - O Conselho de Segurança das Nações Unidas saudou os recentes desenvolvimentos notados na perspetiva do referendo deste domingo no Sudão Sul, em particular a visita do Presidente sudanês, Omar Al-Bashir, à região, onde ele reafirmou o seu compromisso a favor duma operação pacífica e o reconhecimento do veredito das urnas.

O presidente cessante do Conselho de Segurança para janeiro, Ivan Barbalic da Bósnia Herzegovina, indicou que os membros do órgão saudaram a reafirmação do compromisso das partes sudanesas de aplicar, no momento oportuno, a integralidade do Acordo de Paz Global, incluindo o seu compromisso de respeitar o resultado do referendo no Sudão Sul.

Barbalic afirmou, num comunicado, que os membros do Conselho de Segurança saudaram os progressos realizados para a realização dum referendo pacífico e credível no Sudão Sul, refletindo a vontade do povo antes de felicitar a Comissão do Sudão Sul para o Referendo.

A nota sublinhou que o Conselho esperava com impaciência o início do escrutínio, neste domingo, antes de instar as partes signatárias do Acordo de Paz Global a fazer com que a votação de 9 a 15 de janeiro e a contagem dos votos decorram com paz e calma e a garantir o respeito dos direitos, da segurança e dos bens de todas as nacionalidades sudanesas, incluindo os sulistas residentes no norte e os nortistas instalados no sul.

Os membros do Conselho reafirmam o seu apoio ao trabalho do Painel do Secretariado-Geral das Nações Unidas para os Referendos, dirigido pelo ex-Presidente tanzaniano Benjamin Mkapa, que já está no Sudão.

-0- PANA MO/VAO/LSA/TBM/SOC/FK/TON 9Jan2011

09 Janeiro 2011 21:06:18




xhtml CSS