Agência Panafricana de Notícias

Conselho de Segurança da ONU exige rerefendo pacífico no Sudão

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- O Conselho de Segurança das Nações Unidas pediu às autoridades sudanesas para tomar com urgência medidas com vista a velar por que o referendo de Janeiro próximo sobre a autodeterminação do Sudão Sul se realize a tempo e de forma pacífica.
Num comunicado divulgado quinta-feira, depois de ter sido informado pelo sub-secretário-geral da ONU para a Manutenção da Paz, Alain Le Roy, o Conselho constatou que "o Sudão está num período crítico enquanto o país prepara um referendo histórico".
O referendo é a última etapa do acordo de paz de 2005 que pôs termo a duas décadas de guerra civil entre o sul e o Governo central sudanês.
"Os membros do Conselho de Segurança apelaram às partes signatárias do Acordo de Paz Global (APG) para tomar medidas de emergência para facilitar a realização dum referendo pacífico e a tempo, que traduza a vontade do povo sudanês, para respeitar os resultados e encontrar uma solução para as questões pendentes após o referendo", indica o comunicado.
Os habitantes do Sudão Sul votarão a 9 de Janeiro próximo para decidir a separação ou a manutenção no seio da entidade sudanesa.
No mesmo dia, os habitantes da província de Abyei, no centro do Sudão, votarão separadamente para a manutenção ou não do estatuto administrativo especial de Abyei no Sudão ou para se tornar numa parte do Sudão Sul.