Conselho de Segurança da ONU defende Governo inclusivo na Côte d'Ivoire

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) encoraja o novo Presidente ivoiriense, Alassane Dramane Ouattara, a formar um Governo largo e inclusivo para garantir a unidade e a estabilidade do país.

"Os membros do Conselho apelam a todos os Ivoirienses para se abter de represálias,  vingança e provocações; para exercer o máximo de retenção e trabalhar juntos para promover a reconciliação nacional e restaurar uma paz duradoura através do diálogo e da consulta", declarou o embaixador Nestor Osorio da Côlombia que assume a presidência rotativa mensal do Conselho de Segurança.

Um comunicado transmitido quinta-feira à PANA na seda da ONU, em Nova Iorque, indica que os membros do Conselho "saudam o compromisso do Presidente Ouattara a inquirir sobre as presumíveis violações dos direitos humanos e reafirmam que os responsáveis de tais abusos, independentemente da sua filiação, devem prestar contas".

Eles saúdam igualmente o apelo do Presidente Ouattara para a reconciliação na Côte d’Ivoire e  a sua decisão de estabelecer uma Comissão Verdade e Reconciliação.

Os 15 membros do Conselho de Segurança encorajam igualmente o novo Governo ivoiriense a cooperar estreitamente com a Comissão de Inquérito Independente instaurada pelo Conselho dos Direitos Humanos da ONU e as autoridades a garantir a Gbagbo a sua segurança e um tratamento justo.

Eles dizem-se preocupados com informações que revelam violências em Abidjan e apelam a todos os combatentes armados ilegais para entregarem as suas armas imediatamente às autoridades competentes.

O Conselho encoraja a missão de paz da ONU na Côte d’Ivoire (ONUCI) a ajudar o Governo a apoiar o país no seu esforço para ultrapassar a crise.

As agências humanitárias estimam em 300 milhões de dólares americanos o dinheiro necessário para fazer face à crise humanitária na Côte d’Ivoire e nos países vizinhos onde os Ivoirienses procuraram refúgios.

-0- PANA AA/VAO/NFB/TBM/IBA/MAR/IZ 15abril2011

15 avril 2011 11:35:09




xhtml CSS